Conteúdo com página determinada


Algumas vezes me deparei com algumas solicitações do tipo:

"Gostaria que o banner rotativo ao topo não aparecesse em determinada página"

E vou mostrar aqui para vocês como isso é possível em 2 linguagens, no PHP e no JavaScript.

Primeiramente devemos pensar, o que o PHP usará como referência para determinar a ação.
Aqui no caso eu preciso informar ao PHP que em uma determinada página, uma parte do meu código não poderá aparecer.

Eu usei aqui então um código PHP que puxa o diretório URL atual:




O código 'SERVER_NAME' puxará o nome host do servidor onde o script atual é executado.
O código 'REQUEST_URI' puxará o URI fornecido para acessar a página atual, por exemplo, '/index.html'.

Assim teremos a url atual na barra do navegador, meio serviço andado. Agora será necessário criar uma clausula para que o PHP execute a ação de apresentar o banner ou não.



No código acima eu fiz uma clausua IF que verifica se a URL puxada pelo código PHP é igual a url citada por mim "http://meulink/teste2.php" .
Não coloquei nenhuma ação após o IF por se a página for essa não quero que o banner apareça.

No código PHP else quer dizer se o IF mencionado acima não for verdadeiro, isto é, se a URL for diferente da mencionada, portanto exiba o código:

 

que nada mais é do que o meu banner.

Já tive problemas para a inserção de clausulas IF em sites que possuem seu template em páginas .tpl, caso vc sofra com o mesmo problema poderá utilizar o JavaScript, a ideia é a mesma quanto a do PHP porém só mudam os códigos, afinal são linguagens diferentes.



Criei uma DIVcom o id de "apresenta" no texto "meulink.php" coloquei apenas o nome da página, não a URL completa, assim quando na URL contiver esse texto o Java vai esconder a DIV que possui o id "apresenta".


Bom é isso, espero que tenha ajudado!


0 comentários: